Ransomware: o que é e como se prevenir?

Ransomware: o que é e como se prevenir?

Você já ouviu falar de Ransomware e “sequestro de dispositivos”? Sabe como se prevenir contra esse tipo de malware invasor? Os ataques de ransomware são um problema crescente entre os departamentos de TI de empresas de todos os campos de atuação: quando os criminosos encontram novas maneiras de invadir e infectar sistemas, as empresas de segurança da informação devem se manter um passo à frente dos criminosos e desenvolver novas tecnologias de defesa.

Neste post, a RTS Technology vai te dar um panorama geral sobre o assunto de Ransomware e responder as perguntas mais frequentes sobre o assunto:

1. O que é Ransomware?
2. Como acontece um ataque de Ransomware?
3. O que um Ransomware pode fazer com os meus dados?
4. Como se prevenir de Ransomware?
5. O que fazer se for vítima de Ransomware?

1. O que é Ransomware?

Ransomware é um tipo de malware que invade algum dispositivo ou sistema e impede que os usuários originais consigam acessá-lo. Nessa posição, os hackers exigem um pagamento em dinheiro para a devolução do dispositivo, que funciona como um resgate em um sequestro. Por isso, essa prática se chama “sequestro de dispositivos”; a palavra “Ransom” vem do inglês para “resgate”.

Além de bloquear acesso a dispositivos, um Ransomware pode criptografar arquivos e dados importantes e apenas disponibilizar a chave após o pagamento do resgate. A forma de pagamento exigida pelos criminosos pode variar, mas a mais comum é em criptomoedas, como bitcoin ou ethereum, que não podem ser rastreadas até o destino da transferência.

2. Como acontece um ataque de Ransomware?

Existem várias maneiras de infectar um sistema com um Ransomware, que variam de acordo com a estratégia dos criminosos e com as brechas que a empresa-alvo tem em seu sistema de segurança. 

Encontrando brechas no sistema , os hackers conseguem atingir diferentes computadores da rede de uma empresa a partir de um único ponto de entrada. Por isso, é indispensável ter a parceria de uma empresa que realmente entende de cibersegurança, como a RTS Technology, que oferece consultoria de segurança da informação para blindar o seu sistema de ataques.

Os meios mais comuns de infecção com Ransomware são:

- Malspam
Um malspam é um e-mail malicioso que, ao ser aberto, instala o ransomware na máquina em questão e já se conecta ao sistema dos criminosos. A partir daí, ele já inicia o processo de travamento da máquina e criptografia dos arquivos. Para fazer com que as vítimas abram os malspams, os criminosos utilizam títulos chamativos e nomes falsos.

- Propagandas Maliciosas
Uma estratégia mais atual entre os cibercriminosos é a propaganda maliciosa: os hackers adquirem espaços de advertisment em sites (mesmo sites legítimos) e colocam no código do anúncio a instalação do Ransomware sem nem mesmo o usuário aceitar algum download. Essa prática de download furtivo é conhecida como “drive-by download”.

A partir desse ponto, os criminosos já têm acesso ao sistema da vítima e aos seus dados, e colocam em prática a estratégia de extorsão, que pode variar dependendo do tipo de ransomware que está sendo utilizado.

3. O que um Ransomware pode fazer com os meus dados?

Existem 3 tipos de Ransomware que podem ser utilizados, cada um com uma estratégia própria para conseguir exigir um resgate da vítima: 

Criptográficos

Esse é o tipo mais comum de Ransomware: ele coleta todos os dados do usuário e os encripta em uma chave à qual você não tem acesso. A não ser que você ou sua empresa tenham um backup, a única maneira de retomar essas informações é pagando aos hackers o resgate em criptomoedas. Ainda sim, não há garantia de que eles devolverão todos os dados.

Bloqueadores de tela ou Lockscreen

Nessa modalidade, os criminosos invadem o sistema e bloqueiam o usuário de sequer interagir com a máquina ou com o sistema. No lugar disso, a tela exibe uma mensagem com os dados da transferência do resgate. 

Em alguns casos, podem aparecer mensagens falsas nas quais os criminosos se passam pela INTERPOL ou pelo FBI, alegando que seu computador possui material ilegal e que o resgate seria uma “multa” pelo ocorrido. Fique atento, órgãos governamentais nunca pedem pagamentos dessa forma.

Scareware

Um ransomware desse tipo exibe uma mensagem falsa, se passando por seu serviço de antivírus. A mensagem geralmente denuncia que seu computador está com problemas e precisa de um pagamento à suposta empresa para o conserto da máquina. A vítima muitas vezes paga a quantia sem nem saber que o que está pagando é na verdade o resgate da máquina.

Empresas de antivírus nunca realizam cobranças dessa forma, então fique muito atento a esse tipo de mensagem.

4. Como se prevenir de Ransomware?

A melhor forma de evitar um ataque de ransomware é a prevenção. A manutenção de um backup regular das suas informações é essencial: se os criminosos retiram seu acesso à sua base de dados, você pode ter uma cópia guardada em um local seguro e acabar com qualquer oportunidade de extorsão que os criminosos possam ter. Outro ponto a ser lembrado é a atualização e software: sempre mantenha seus softwares de segurança na última versão disponível.

Além disso, a defesa na hora da infecção pode ser muito complexa, e a maioria das empresas não tem uma equipe dedicada 100% a esse tipo de ameaça. Por isso, uma estratégia eficaz é realizar parcerias com empresas especializadas em segurança da informação, cibersegurança e defesa contra malwares, como a RTS Technology.

Com a equipe de especialistas da RTS, sua empresa pode delegar essa função a quem realmente entende do assunto e focar no que realmente importa: seus serviços e produtos! A RTS Technology oferece Consultoria em Segurança da Informação, e conta com serviço de SOC (Security Operation Center), no qual nosso time realiza monitoramento 24h por dia e 7 dias por semana, com detecção e prevenção de ameaças ao seu sistema.

5. O que fazer se for vítima de Ransomware?

Apesar de tudo, os criminosos conseguiram acesso ao seu sistema. E agora, o que fazer? Como minimizar os danos? Existem alguns passos e regras a serem seguidos, elaborados por especialistas em cibersegurança e pelo próprio FBI:

1. Isole a máquina infectada do resto da sua rede

Como explicado anteriormente, os hackers utilizam um computador infectado como porta de entrada para os demais da rede, então é essencial desligar e desconectar da internet uma máquina visivelmente infectada por Ransomware.

2. Não pague o resgate

A recomendação do FBI norte americano é nunca pagar o resgate aos criminosos, pois isso apenas encoraja que eles lancem mais ataques contra a sua empresa e contra as demais empresas. Além disso, você não tem nenhuma garantia de que eles estão falando a verdade e realmente devolverão suas informações.

3. Instale um antivírus e procure um Descriptografador gratuito

Na maioria das vezes, os hackers utilizam ransomwares mais avançados, que ainda não possuem descriptografadores gratuitos disponíveis online. No entanto, não custa tentar: algumas vezes, é possível recuperar os dados sem a necessidade de pagar o resgate.

Alguns antivírus também oferecem programas de correção de ataques de ransomware. Não é garantida a recuperação dos dados, mas a infecção pode ser removida por esse tipo de programa.

4. Busque ajuda especializada

Pensando nas ameaças do século 21, é sempre bom ter ao seu lado uma equipe de especialistas como o time da RTS Technology, que conta com anos de experiência nesse tipo de ataque e sabe como prevenir e remediar situações como invasões de Ransomware.

Ficou com alguma dúvida sobre Ransomware e como se proteger dele? Está buscando ajuda especializada em cibersegurança? Então a RTS Technology é a parceira certa para você! A RTS conta com uma equipe de especialistas em segurança da informação, com diversos serviços aplicados com tecnologia de ponta!

A RTS Technlogy tem parcerias com os grandes players do mercado de tecnologia para manter o seu sistema seguro e atualizado contra Ransomwares e qualquer tipo de ameaça. Quer saber mais? Entre em contato!

Clique para Ligar
Fale por WhatsApp

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias para oferecer melhor experiência e conteúdos personalizados, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.


Li e aceito as políticas de privacidade.